2008/01/13

Sexta, 18: Filhos do Tédio (documentário)

Na próxima sexta-feira, dia 18 de Janeiro, pelas 22h30, será projectado na Espontânea o documentário Filhos do Tédio (de Rodrigo Fernandes e Rita Alcaire), a biografia possível da banda mais mítica de Coimbra, os Tédio Boys.

cartaz de 'Filhos do Tédio'
Apareçam!
(Entrada livre para os sócios da Espontânea — limitada ao espaço disponível.)


Duração: 48 min.
Informação adicional: Entrevista com Rita Alcaire.

Sinopse: Atitude é um pequeno pormenor que faz a grande diferença.
A hora de falar de um outro lado de Coimbra chegou. Esta é a história de um dos produtos de exportação mais famosos da cidade — os Tédio Boys. Os primeiros do género com visibilidade e, mais do que qualquer outra etiqueta, uma determinada atitude. Mostraram haver uma forma de estar na vida que é partilhada por um grupo de indivíduos: a noite, os exageros, o divertimento, a criatividade e a música. A paisagem visual da cidade ficou alterada desde a sua aparição até hoje. Mais do que isso, os Tédio Boys foram os primeiros jovens a exigir o seu próprio lugar numa cidade ensimesmada e num mundo social dominado por estudantes universitários e por adultos. Por essas razões, foram sujeitos a certas reacções (positivas e negativas) que vale a pena analisar. A hora de reflexão sobre o fenómeno mais curioso da década passada em Coimbra nunca poderá chegar a um juízo definitivo que saiba catalogar com precisão o trabalho e a influência da banda. Este documentário dá conta da realidade nesse período de transição focando-se nos seus momentos chave.



Sobre os Autores:
Rodrigo Fernandes nasceu em Coimbra em 1979. Vive e trabalha em Londres na área de pós-produção na Picture Production Company. Foi também nesta cidade que estudou Film and Broadcast Production na London Metropolitan University e fez uma pós-graduação em Visual and Special Effects na National Film and Television School. Trabalhou como artista digital nos filmes: Oxford Circus (2006), de Esteban Giton, Madworld (2006) de Leevi Lemmetty e For the Love of God (2007), de Joe Tucker.
Filhos do Tédio é o seu primeiro trabalho como realizador.
Rita Alcaire nasceu em Coimbra em 1979. Tem formação em Antropologia pela Universidade de Coimbra e é nessa área que trabalha. Está neste momento a realizar um Mestrado em Psiquiatria Cultural pela mesma Universidade. Filhos do Tédio é o seu primeiro projecto na área dos audiovisuais.

Jornal de Notícias, 22/04/2007:
Os Tédio Boys, banda originária de Coimbra, tem uma história singular no meio musical português. Enquanto em Portugal passavam ao lado do sucesso, iam fazendo digressões pelos Estados Unidos. [...] Irreverentes e frenéticos, começaram a tocar numa rua de Coimbra, até a Polícia acabar com a música. Anos depois, teriam a honra de subir ao palco principal da Queima das Fitas, mas o espectáculo foi marcado por uma proeza nunca vista: os músicos actuaram nus. Mas a grande aventura destes "boys", que foram buscar o título de Tédio «ao tédio que se vivia em Coimbra», como diz o cantor Toni Fortuna no filme, aconteceu nos EUA. Hoje, Toni canta nos d3ö; o baterista Kaló está nos Bunnyranch e os guitarristas Vitinho e Paulo Furtado conhecem o êxito com outros projectos. Vitinho sacudiu a cena rock londrina com The Parkinsons e Paulo Furtado, com os Wraygunn e o seu projecto a solo The Lengendary Tiger Man, é um dos artistas em foco em Portugal. Só falta o baixista André Ribeiro voltar à música.


IMPORTANTE: E no dia seguinte (sábado, dia 19), concerto dos d3ö, um dos “herdeiros” dos Tédio Boys.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home